domingo, 7 de março de 2010

Em inglês, francês, italiano, alemão ou até em calatão.

É dificil existir em algum idioma a tradução literal ou o verdadeiro sentido no qual "saudade" representa para a gente. Tudo bem, admito, nós brasileiros temos a mania de exagerar um pouco no tempero em tudo que fazemos, sentimos, vemos ou dizemos e que não há, por exemplo, um só nordestino que ao ser indagado "onde fica tal lugar?", não dê pelo menos umas trinta e sete sorridentes maneiras de chegar até lá.

Mas é que complica para qualquer ser humano explicar. Não é só assim, saudade por saudade. Isso é FALTA, o que talvez seja um dos componentes da formula, mas não ela inteira. E foi essa formula, que se resume em "falta=saudade", que os idiomas traduziram:

"Estou cada vez com mais saudade de você
/ I miss you more and more every day
"

– miss, segundo o Michaelis:
n
falha, erro. • vt+vi 1 errar, não acertar (o alvo). 2 não obter. 3 deixar escapar. 4 não notar. 5 não compreender. 6 omitir. give it a miss / omita-o, deixe-o de lado. 7 passar sem. 8 achar falta de. 9 malograr. to miss a chance perder uma chance. to miss a party perder uma festa. to miss out omitir, não incluir. to miss the boat perder uma oportunidade. to miss the bus perder o ônibus. to miss the meaning não entender o significado.


É exatamente isso? pra eles talvez sim.
Para nós talvez não. É como se estivessem faltando pelo menos duas icógnitas para essa equação funcionar. Não é só da falta que surge a saudade, senão seria teriamos uma saudade seca, momentânea, vazia. Ela não vem sozinha, geralmente (e quando digo isso, é por que pode variar infinitamente de indivíduo para indíviduo) está atrelada a inúmeros fatores (fat) e sentimentos (sent.): Amor e desprezo, amizade e distância, sorriso e vazio, lembrança e solidão, culpa e despedida... todos multiplicados pela falta que fazem. Tornando essa mistura de fatores, sentimentos e falta bem mais intensos que a abstnência pela abstnência.


Bem dizia Chico Buarque:
"Saudade é uma mãe arrumando o quarto do filho que já morreu"

2 comentários:

rapaz disse...

Eu adoro sentir saudade, sempre digo
que ela tem seus dois lados: enquanto
é dolorosa também conforta.

E qual é o nome desse cachorrin lindo?

Menina Bonita. disse...

Já disse Clarice: "Saudade é um pouco como fome, só passa quando se come a presença.
mas, às vezes, a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda."

E é assim que eu vivo,querendo absorver as pessoas na qual eu sinto saudadee!

Pra vc saber que eu passei aqui hoje ta? ;)
Te amo Pierrot,e eu sinto MUITO a sua falta!

:***

Postar um comentário